segunda-feira, 18 de junho de 2012

Incompetência lexical como regra



Na grande maioria dos posts aqui no blog discorremos sobre a importância do domínio da língua portuguesa para uma comunicação eficiente. Hoje o objetivo era defender a competência lexical, que é a riqueza no vocabulário.

Cada palavra representa uma coisa específica, cada significante tem um significado, lembra? Então quanto mais palavras conhecermos mais fácil será a comunicação sem erros de compreensão. Mesmo o uso de sinônimos nem sempre é uma saída viável visto que não existem sinônimos perfeitos. Belo, bonito e lindo podem ser sinônimos, mas não têm significado igual.

Então, leiam muito, sejam autênticos, tenham um vocabulário farto para evitar a repetição de palavras e desapareçam na internet.

Isso mesmo. Pesquisando na internet sobre como aumentar o número de acessos ao blog descobri que para ter um fluxo expressivo de visitantes o mais importante é aparecer nas primeiras posições nos resultados em sites de busca.

E como se faz isso? Simples, usando as palavras chave mais buscadas e as repetindo várias vezes ao longo do texto. Também nem tão longo. Segundo estes sites de dicas, uma maneira de fazer com que os internautas leiam um texto do blog é o editar de maneira que caiba em apenas uma tela. Grande parte daqueles que acessam um site ao perceber que terão de fazer um absurdo esforço e rolar a página nem iniciam a leitura.

Então, fale sobre o que todo mundo está falando, escreva textos curtos e de fácil digestão. Você com certeza será visto. É como dar uma cambalhota na frente dos colegas de trabalho. Cabe a você escolher como quer ser visto, como alguém que tem algo a dizer ou como o bobo da corte.

Já dizia a paródia do Jô Soares: “A internet é um analfabetamento.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário