A metáfora consiste em retirar uma palavra de seu contexto convencional (denotativo) e transportá-la para um novo campo de significação (conotativa), por meio de uma comparação implícita, de uma similaridade existente entre as duas.
Em outras palavras, é uma figura de estilo
(ou tropo linguístico), que consiste numa comparação entre dois elementos por
meio de seus significados imagísticos, causando o efeito de atribuição
"inesperada" ou improvável de significados de um termo a outro.
Didaticamente, pode-se considerá-la como uma comparação que não usa conectivo
(por exemplo, "como"), mas que apresenta de forma literal uma
equivalência que é apenas figurada.
Tá, mas e na prática como se aplica a tal metáfora?
Abaixo temos um exemplo de comercial
explorando a línguagem metafórica:
Ruffles, a batata da onda? Sim,
considerando que o público alvo do produto é jovem, a marca utilizou o termo
onda, referindo-se à “ batata do momento”, brincou com o formato da batata:
Tá, mas isso é metáfora? Claro que sim,
caso não fosse seria assim:
AH, agora sim deu pra entender o sentido de
metáfora e a importância de sua utilização em peças publicitárias.
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