segunda-feira, 18 de junho de 2012

E essa tal de METÁFORA hein?




A metáfora consiste em retirar uma palavra de seu contexto convencional (denotativo) e transportá-la para um novo campo de significação (conotativa), por meio de uma comparação implícita, de uma similaridade existente entre as duas.
Em outras palavras, é uma figura de estilo (ou tropo linguístico), que consiste numa comparação entre dois elementos por meio de seus significados imagísticos, causando o efeito de atribuição "inesperada" ou improvável de significados de um termo a outro. Didaticamente, pode-se considerá-la como uma comparação que não usa conectivo (por exemplo, "como"), mas que apresenta de forma literal uma equivalência que é apenas figurada.


Tá, mas e na prática como se aplica a tal metáfora?
Abaixo temos um exemplo de comercial explorando a línguagem metafórica:


Ruffles, a batata da onda? Sim, considerando que o público alvo do produto é jovem, a marca utilizou o termo onda, referindo-se à “ batata do momento”, brincou com o formato da batata:


Tá, mas isso é metáfora? Claro que sim, caso não fosse seria assim:


AH, agora sim deu pra entender o sentido de metáfora e a importância de sua utilização em peças publicitárias

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