segunda-feira, 23 de abril de 2012

Texto, hipertexto e blog


O blog é um dos canais de comunicação mais usados hoje, mas para a construção de conteúdo de qualidade é preciso observar alguns elementos e sua correlação. Estes elementos são o texto, o hipertexto e o blog em si. Devemos começar conceituando cada um deles para entender sua importância para a funcionalidade do blog.

O texto por definição é uma sequência de palavras organizadas com intencionalidade para a produção de sentido. Ele deve conter uma quantidade suficiente de informação para que o destinatário tenha condições de compreender a mensagem emitida. Em nosso cotidiano, podemos dar sentido a palavras segundo o contexto em que as colocamos. Na internet, essa contextualização pode se dar com o uso do hipertexto.

O hipertexto é o conjunto de textos, imagens, sons e recursos interativos. Um elemento se soma ao outro com a finalidade de construir um sentido ou de dar ao leitor condições de fazê-lo. Por exemplo, além de apresentar uma imagem e um texto explicativo acerca dela, podemos ainda agregar um hiperlink, que é um atalho para uma fonte externa com mais informação.

Embasado nesses conceitos, podem ser dados os primeiros passos na construção do blog. Ele pode ser um diário virtual, como comumente é chamado, mas seu princípio fundamental é comunicar. Cada postagem deve ser criada a fim de que seu conteúdo seja claramente compreendido por quem o acessa. Para isso, saber como dizer é tão importante quanto o que dizer. Dominando estes elementos comunicacionais constitutivos o próximo passo fica sendo a escolha do tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário